Data:

Compartilhe:

Rute e Boaz: Amor, Lealdade e o Plano de Deus

Artigos Relacionados

Rute e Boaz são dois personagens bíblicos cuja história nos ensina lições valiosas sobre amor, lealdade e o plano de Deus para nossas vidas.

Suas escolhas, ações e atitudes exemplificam virtudes que devemos buscar em nossos próprios relacionamentos e caminhadas com Deus.

Introdução sobre Rute e Boaz

A história de Rute e Boaz é encontrada no livro bíblico de Rute, um livro pequeno mas poderoso localizado no Antigo Testamento. Rute era uma moabita que demonstrou grande amor e lealdade para com sua sogra Noemi após ambas ficarem viúvas. Boaz era um homem rico e bondoso que se apaixonou por Rute e a tomou para ser sua esposa, resgatando-a da pobreza e solidão.

Por meio dos acontecimentos nesta narrativa, podemos ver claramente a mão de Deus guiando e orquestrando eventos na vida de Seus servos. Deus tem um propósito e plano para cada um de nós, e Sua vontade se cumpre quando confiamos e O obedecemos.

Neste artigo, veremos como o amor, a lealdade e a providência divina se entrelaçaram na vida de Rute e Boaz. Suas escolhas e ações servirão de exemplo para nós, a fim de que também possamos viver de acordo com a vontade de Deus.

O Amor de Rute por Noemi

A história se inicia quando Noemi, uma israelita, perde seu marido e dois filhos e decide voltar para Belém, sua terra natal. Suas noras Rute e Orfa a acompanham inicialmente, mas Noemi as libera da obrigação de cuidar dela, permitindo que elas retornem às suas famílias.

Orfa decide voltar, mas Rute insiste em permanecer com Noemi. Sua declaração de devoção se tornou uma das passagens mais conhecidas do Antigo Testamento:

Não me peças que te deixe e me afaste de ti! Porque aonde fores irei eu, e onde pousares pousarei; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus. Onde morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue severamente, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

(Rute 1:16-17)

O amor e compromisso de Rute para com Noemi é um excelente exemplo do tipo de lealdade e devoção que devemos ter pelos que amamos. Ela estava disposta a deixar sua terra natal para cuidar de sua sogra, mesmo esta sendo de outra nação e religião.

O amor verdadeiro nos leva a sacrificar nossos próprios interesses e bem-estar em prol dos outros. Rute poderia ter escolhido a comodidade de voltar para a casa de sua mãe, mas preferiu honrar seu relacionamento com Noemi. Sua atitude exemplifica o amor abnegado que Cristo nos chama a demonstrar (João 15:13).

A Lealdade de Boaz

Quando Rute e Noemi chegam a Belém, Rute começa a catar espigas nos campos para seu sustento e o de sua sogra. Acontece que ela foi catar justamente no campo pertencente a Boaz, parente do falecido marido de Noemi.

Ao descobrir isso, Boaz trata Rute com grande bondade e compaixão. Ele ordena que seus trabalhadores deixem espigas extras para que ela possa catar e levar para casa. À noite, Boaz inclusive dá a Rute cevada torrada para que ela tenha o que comer.

A generosidade de Boaz reflete os mandamentos bíblicos de cuidar dos necessitados e estrangeiros. A lei de Deus ordenava que os donos de terras deixassem as pontas dos campos para os pobres caterem (Levítico 19:9-10). Boaz honra essa lei e vai além, tratando Rute com respeito e dignidade.

Boaz também demonstra lealdade à sua família cuidando de Rute, que era viúva de um parente seu. Ele aceita o dever de preservar o nome da família e está disposto a desposar Rute para providenciar descendência a seu parente falecido (Deuteronômio 25:5-10). A lealdade familiar era extremamente valorizada naquela cultura.

Assim como Boaz foi leal à sua família, nós também devemos honrar nossos compromissos com parentes, cônjuges e filhos. A Bíblia nos ensina a sermos fiéis em nossos relacionamentos, assim como Boaz o foi.

A Intervenção Divina na História

Por trás dos eventos em Rute, vemos claramente a mão de Deus guiando as circunstâncias. A própria Rute reconhece isso, declarando a Noemi que foi o Senhor quem a conduziu ao campo de Boaz (Rute 2:3).

De fato, a providência divina fez com que Rute, a moabita, fosse catar justamente no campo do parente que poderia resgatá-la segundo a lei. Boaz também percebe que foi obra de Deus esse “encontro” quando declara: “Bendito seja o Senhor, que não deixou hoje de mostrar sua bondade para com os vivos e para com os mortos!” (Rute 2:20)

No final, Boaz desposa Rute, resgatando-a da viuvez e dando continuidade à linhagem da família. O filho deles, Obede, viria a ser o avô do rei Davi. Portanto, Rute foi uma ancestral do próprio Messias!

A história de Rute e Boaz nos lembra que Deus está no controle e tem um plano para nossas vidas. Mesmo em meio às dificuldades e perdas, Ele pode transformar as situações em Seu propósito e para nossa felicidade, assim como fez na vida de Rute.

Implicações Espirituais da História de Rute e Boaz

Além de ser uma linda história de amor e providência, Rute e Boaz também nos ensinam lições espirituais importantes. Vejamos algumas delas:

  • Fidelidade – Rute e Boaz demonstraram grande fidelidade um ao outro e também a Deus. Devemos ser fiéis ao Senhor e aos nossos compromissos.
  • Integridade – Especialmente Boaz demonstrou ser um homem íntegro e justo. Deus deseja isso de nós também.
  • Generosidade – Boaz foi generoso com Rute. Deus nos chama a ser generosos com os necessitados.
  • Redenção – Boaz resgatou Rute da viuvez. Jesus é nosso redentor e resgata nossas vidas.

Portanto, Rute e Boaz exemplificam virtudes e atitudes que devemos buscar em nossa própria caminhada cristã. Somos chamados a amar, ser fiéis, íntegros e compassivos.

Considerações

A história de Rute e Boaz nos mostra o poder do amor, da lealdade e da providência divina transformando vidas e situações. Por meio do amor abnegado de Rute, da integridade de Boaz e da orientação de Deus, duas pessoas solitárias encontraram propósito, felicidade e posteridade.

Que este lindo relato bíblico nos inspire a vivermos nossos relacionamentos e vida com essas mesmas virtudes.

Amemos profundamente, sejamos leais aos nossos compromissos, vivamos com integridade e confiemos que Deus tem um plano para nós. Como Rute e Boaz, nossas histórias também podem se tornar parte da grande narrativa do amor redentor de Deus.

Lázaro Santos
Lázaro Santoshttp://www.divinamensagem.com.br
Olá, meu nome é Lázaro Santos, sou redator, narrador e apresentador do projeto Divina Mensagem. acredito que na teologia não existem mestres, pois não lidamos com ciência, e sim com a fé, onde procuramos refletir e criar dissertações que você pode concordar, ou não, em vários quesitos, mas que o mais importante é o caminho através da palavra de Deus. Que assim seja!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares

Receba estudos e reflexões sob a Palavra de Deus frequentemente.

Coloque o seu melhor e-mail!

Você se cadastrou com sucesso, em breve enviaremos novidades.

Um erro inesperado aconteceu.

Divina Mensagem usará as informações recolhidas neste formulário para se manter conectado com você através de nossas atualizações e marketing.