Data:

Compartilhe:

Arrebatamento na Bíblia: O Que Acontece com os Mortos em Cristo?

Artigos Relacionados

O arrebatamento é um tema fascinante abordado pelos cristãos na Bíblia.

Embora não haja uma quantidade precisa de teoria ou menções sobre o arrebatamento, sua importância é inegável. Com a compreensão desse evento profético, podemos encontrar motivação e fortalecimento da fé.

Refletir sobre o arrebatamento nos leva a considerar as promessas de Deus e nos encoraja a viver em expectativa da vinda de Cristo.

Na escrita deste artigo ousamos explorar o significado do arrebatamento e as implicações que ele tem em nossa vida como cristãos.

Significado de Arrebatamento

O arrebatamento é um termo usado para descrever uma análise bíblica sobre o evento em que os crentes verdadeiros serão levados da Terra para encontrar o Senhor nos ares. Embora o termo “arrebatamento” não seja mencionado diretamente na Bíblia, os princípios e descrições relacionadas a esse evento podem ser encontrados em várias passagens.

A palavra “arrebatamento” deriva do grego “harpazo”, que significa “ser levado com força” ou “ser apanhado de forma repentina”. Esse conceito está presente em diferentes partes das Escrituras, trazendo consolo e bendita esperança aos crentes.

Arrebatamento na Bíblia

Na Bíblia, encontramos referências ao arrebatamento em passagens como 1 Tessalonicenses 4:16-17 e 1 Coríntios 15:51-52.

Esses versículos descrevem o momento em que os crentes serão transformados e levados para encontrar o Senhor nos ares.

Embora não haja uma extensa explicação sobre os detalhes específicos do arrebatamento, essas passagens nos fornecem insights valiosos sobre a natureza desse evento profético.

Como será o arrebatamento segundo a Bíblia?

De acordo com as escrituras, o arrebatamento ocorrerá de forma repentina e gloriosa. Os crentes serão transformados, recebendo corpos glorificados, e serão levados da Terra para encontrar o Senhor nos ares. Esse evento será marcado pela ressurreição dos mortos em Cristo e pela união dos vivos com eles.

ilustracao como sera o arrebatamento segundo o apocalipse

A Bíblia enfatiza, na prática e na teoria, a importância da vigilância e da prontidão, pois o arrebatamento pode ocorrer a qualquer momento, sem aviso prévio.

Diferença entre o Arrebatamento e a Segunda Vinda de Cristo

É fundamental compreender a diferença entre o arrebatamento e a segunda vinda de Cristo. O arrebatamento ocorrerá antes da tribulação, quando os crentes serão levados da Terra, enquanto a segunda vinda de Cristo ocorrerá após a tribulação, quando Ele retornará visivelmente para estabelecer Seu Reino.

Essas são duas fases distintas dos eventos finais, e entender essa distinção nos ajuda a discernir os sinais dos tempos e a viver em conformidade com a vontade de Deus.

Estudo Teológico sobre arrebatamento

Existem diferentes perspectivas, análises bíblicas e estudos teológicos sobre o arrebatamento, com duas visões principais: pré-tribulação e pós-tribulação, como veremos à seguir:

Pré-tribulação

A visão pré-tribulação ensina que o arrebatamento ocorrerá antes da tribulação, removendo a igreja da Terra antes dos eventos finais. Os defensores dessa visão acreditam que Deus livrará Seu povo da ira vindoura, levando-os para a presença do Senhor antes dos tempos difíceis.

Pós-tribulação

Por outro lado, a visão pós-tribulação ensina que o arrebatamento ocorrerá após a tribulação. Nessa visão, os crentes passarão pela tribulação e serão arrebatados juntamente com a segunda vinda de Cristo, encontrando-o nos ares e retornando com Ele para estabelecer Seu Reino na Terra.

Apocalipse: como a Bíblia descreve o fim do mundo

O livro do Apocalipse oferece uma visão detalhada dos eventos finais e descreve a batalha final entre o bem e o mal. Embora o arrebatamento não seja mencionado explicitamente no último capítulo da Bíblia, a compreensão desses eventos ajuda a contextualizar o lugar do arrebatamento na sequência dos acontecimentos futuros.

o livro do apocalipse sugere o arrebatamento dos cristaos antes da grande tribulacao

O que é a Grande Tribulação? Quem vai passar por ela?

A Grande Tribulação refere-se a um período de intensa tribulação e sofrimento que ocorrerá durante os eventos finais. A Bíblia fala sobre a necessidade de passar pela tribulação, mas também oferece promessas de proteção e fortalecimento para os crentes fiéis durante esse tempo.

Questionando o Arrebatamento Secreto

Embora a maioria dos cristãos acredite no arrebatamento, algumas pessoas têm questionado a teoria de um arrebatamento secreto. Essas questões levantam discussões sobre estudos teológicos e interpretações variadas das passagens bíblicas relacionadas a esse tema, que envolvem visões e doutrinas completamente diferentes sobre o assunto.

No Novo Testamento, para descrever o retorno de Cristo, nenhuma das palavras usadas (sendo originalmente gregas), sendo elas “Parousia” (Vinda), “Apokalypsis” (Revelação), e Epiphaneia (Aparecimento), sugerem tal arrebatamento secreto antes da tribulação, muitas vezes chamado de Arrebatamento “Pré-Tribulacionista”, como análise bíblica concreta da bendita esperança cristã.

Questões sobre o Arrebatamento

Ao estudar o arrebatamento, surgem várias questões importantes para serem consideradas:

Os mortos não estão mortos

A Bíblia nos ensina que os mortos em Cristo não estão mortos, mas estão vivos na presença do Senhor.

Essa afirmação é evidenciado por várias passagens que falam sobre a ressurreição dos mortos e a bendita esperança de estar com Cristo.

No Novo Testamento, a ressurreição se refere principalmente ao corpo material

No Novo Testamento, a ressurreição está relacionada principalmente à ressurreição do corpo. A esperança dos crentes é ter corpos glorificados e serem reunidos com o Senhor.

A Esperança em estar com Cristo

A esperança do arrebatamento está enraizada na promessa do Cristãos em estar com Cristo. Os crentes aguardam ansiosamente o dia em que estarão na presença do Senhor e desfrutarão de comunhão perfeita com Ele.

A garantia de que os mortos virão com Cristo

A Bíblia nos assegura que os mortos em Cristo virão com Ele no arrebatamento. Essa promessa nos traz conforto e segurança, sabendo que aqueles que partiram antes de nós serão reunidos conosco na presença do Senhor.

O Senhor voltará pessoalmente

De acordo com a doutrina, a segunda vinda de Cristo não será um evento invisível ou espiritual, mas sim uma manifestação visível e pessoal. Jesus voltará em glória para estabelecer Seu Reino na Terra.

a segunda vinda de cristo ilustrada com toda sua honra e gloria no reino na terra

A palavra de ordem

No momento do arrebatamento, uma palavra de ordem será proclamada e os cristãos serão levados para encontrar o Senhor nos ares. Esse evento será repentino e glorioso.

A voz do arcanjo

A voz do arcanjo será ouvida no momento do arrebatamento, anunciando o encontro dos crentes com o Senhor nos ares.

Em Israel irromperá um avivamento

A Bíblia fala sobre um avivamento que ocorrerá em Israel nos tempos finais.

Estudos teológicos apontam que esse avivamento está relacionado ao plano de Deus para o arrebatamento e para a salvação de Israel.

A trombeta de Deus

O arrebatamento será acompanhado pelo som da trombeta de Deus na segunda vinda de Cristo. Esse sinal divino marcará o início desse evento extraordinário.

A ressurreição e arrebatamento

Fazendo uma análise bíblica, a ressurreição dos mortos em Cristo acontecerá no momento do arrebatamento. Aqueles que morreram na fé serão levantados para a vida eterna, juntamente com os crentes vivos, que serão transformados.

Estar para sempre com o Senhor

O arrebatamento na teoria é uma promessa de que estaremos para sempre com o Senhor. Essa bendita esperança nos motiva a viver com fé, amor e dedicação, sabendo que um dia estaremos na presença do nosso Salvador.

15 Versículos sobre o Arrebatamento

  1. 1 Tessalonicenses 4:16-17 – “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.”
  2. 1 Coríntios 15:51-52 – “Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.”
  3. Mateus 24:40-41 – “Então, estando dois homens no campo, será levado um e deixado outro; estando duas mulheres a trabalhar no moinho, será levada uma e deixada a outra.”
  4. Lucas 17:34-36 – “Naquela noite, estando dois numa cama, um será tomado, e outro, deixado; estando duas mulheres a trabalhar juntas, uma será tomada, e a outra, deixada. Perguntaram [aos discípulos]: Onde, Senhor? E ele lhes respondeu: Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres.”
  5. Filipenses 3:20-21 – “A nossa pátria, porém, está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.”
  6. 1 João 3:2-3 – “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro.”
  7. 1 Tessalonicenses 5:9 – “Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo.”
  8. Lucas 21:36 – “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de acontecer e estar em pé na presença do Filho do Homem.”
  9. Apocalipse 3:10 – “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra.”
  10. João 14:3 – “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também.”
  11. 1 João 2:28 – “E agora, filhinhos, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda.”
  12. 2 Pedro 3:10 – “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.”
  13. Tito 2:13 – “Aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus.”
  14. Colossenses 3:4 – “Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.”
  15. 1 Tessalonicenses 1:10 – “E esperardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dos mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.”

Esses versículos nos oferecem uma visão abrangente sobre um estudo teológico cristão do arrebatamento, o retorno de Cristo, livro do apocalipse e alguns outros temas relevantes sobre o assunto, e nos encorajam a manter nossa esperança e confiança no glorioso retorno de Cristo Jesus.

Espero que tenha gostado dessa reflexão sobre o arrebatamento na Bíblia, e não esqueça de participar comentando sua perspectiva sobre o assunto no campo de comentários abaixo.

Fique na paz de Deus!

Lázaro Santos
Lázaro Santoshttp://www.divinamensagem.com.br
Olá, meu nome é Lázaro Santos, sou redator, narrador e apresentador do projeto Divina Mensagem. acredito que na teologia não existem mestres, pois não lidamos com ciência, e sim com a fé, onde procuramos refletir e criar dissertações que você pode concordar, ou não, em vários quesitos, mas que o mais importante é o caminho através da palavra de Deus. Que assim seja!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares

Receba estudos e reflexões sob a Palavra de Deus frequentemente.

Coloque o seu melhor e-mail!

Você se cadastrou com sucesso, em breve enviaremos novidades.

Um erro inesperado aconteceu.

Divina Mensagem usará as informações recolhidas neste formulário para se manter conectado com você através de nossas atualizações e marketing.