Data:

Compartilhe:

O que é Circuncisão? Qual o significado Bíblico

Artigos Relacionados

A circuncisão é uma prática bíblica com um profundo significado espiritual.

Na Bíblia, a circuncisão é mencionada em diferentes contextos e desempenha um papel importante na história do povo de Israel. De acordo com dados estatísticos, a circuncisão era amplamente praticada entre os judeus, cumprindo um mandamento divino.

A circuncisão e a cristã na Bíblia era um ritual que envolvia a remoção do prepúcio masculino. Essa prática era uma expressão da aliança entre Deus e os crentes em Israel. Era uma marca física que simbolizava a separação e a consagração do escolhido povo de Deus.

Circuncisão do coração

No entanto, a Bíblia também fala sobre a circuncisão do coração. Essa forma espiritual vai além aspecto físico e se refere à transformação interior por motivos religiosos e à entrega do coração a Deus.

Jesus Cristo ensinou que a verdadeira circuncisão ocorre no coração, na renovação espiritual e na submissão a Deus.

A circuncisão do coração envolve uma entrega completa a Deus, colocando a nossa confiança Nele e permitindo que Ele governe nossas vidas. É um ato de rendição voluntária, reconhecendo que não podemos nos salvar por nossos próprios esforços, mas dependemos da graça e misericórdia de Deus.

Essa circuncisão espiritual nos capacita a experimentar uma nova vida em Cristo, em que somos transformados em pessoas amorosas, compassivas e submissas à vontade de Deus.

Quer ler mais sobre Amor de Deus? Leia esse artigo.

Por que hoje em dia não se faz mais circuncisão?

Hoje em dia, entre os cristãos, a circuncisão física não é mais considerada um requisito necessário para a fé. Isso ocorre porque Jesus Cristo cumpriu as exigências da lei, trazendo uma nova aliança baseada na graça e no evangelho. Agora, a ênfase está na circuncisão do coração e no relacionamento pessoal com Cristo.

Como era feita a circuncisão entre os judeus?

No contexto dos judeus, era realizada em bebês do sexo masculino. Geralmente, ocorria no oitavo dia de vida. A cerimônia era conduzida por um mohel, um especialista treinado na prática da circuncisão. O ritual incluía bênçãos específicas e a atribuição do nome ao bebê.

Contexto judeu da circuncisão
Sob o contexto judeu da Circuncisão

Por que só homens eram circuncidados?

Analisando o simbolismo através da tradição judaica, apenas os homens eram circuncidados. Isso se deve ao fato de a circuncisão estar intimamente ligada à descendência e à identidade do povo de Israel.

Como a genealogia era transmitida pelo lado paterno, a circuncisão masculina era vista como uma marca distintiva da aliança e herança espiritual.

Histórias e curiosidades sobre circuncisão no Antigo Testamento

  1. Abraão, o patriarca da circuncisão: A circuncisão foi ordenada por Deus a Abraão como um sinal da aliança entre eles e seus descendentes.
  2. A circuncisão e a queda da cidade de Siquém: Após a circuncisão de todos os homens da cidade de Siquém, eles foram vulneráveis e foram derrotados por Simeão e Levi.
  3. Moisés e a circuncisão de Gérson: Moisés não cumpriu a circuncisão de seu filho Gérson, mas sua esposa Zípora realizou a circuncisão, evitando a ira de Deus.
  4. Josué circuncida toda uma geração: Josué liderou a circuncisão de todos os israelitas nascidos no deserto antes de entrar na Terra Prometida.

O cristão deve ser circuncidado?

No contexto cristão, as justificativas religiosas para a circuncisão física não é um requisito para a fé ou salvação.

O apóstolo Paulo enfatizou que a verdadeira circuncisão é do coração, por meio da fé em Jesus Cristo. Portanto, a circuncisão espiritual é acessível a todos, independentemente de sua origem étnica ou sexo.

O sentido bíblico da circuncisão

Na Bíblia tinha um significado profundo, ela representava a dedicação ao Senhor, a separação do pecado e a identidade como povo escolhido.

Essa prática era um sinal visível da aliança entre Deus e Israel, apontando para a necessidade de um coração rendido e purificado.

5 Versículos sobre Circuncisão

• Colossenses 2:11-12: “No qual também fostes circuncidados com circuncisão não feita por mão no despojo do corpo da carne, a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.”

Gênesis 21:4: “Abraão circuncidou a seu filho Isaque, quando este tinha oito dias, como Deus lhe ordenara.”

Gálatas 5:6: “Porque em Cristo Jesus nem a circuncisão, nem a incircuncisão tem valor algum, mas sim o ser uma nova criatura.”

Gálatas 5:2-4: “Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. E, de novo, atesto a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a cumprir toda a lei. Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais na lei; da graça decaístes.”

Lucas 2:21: “E, quando se completaram oito dias para ser circuncidado o menino, deram-lhe o nome de Jesus, como fora chamado pelo anjo antes de ser concebido.”

Esses versículos destacam diferentes aspectos, desde a do corpo físico como um mandamento de Deus, até a espiritual do coração por meio de Cristo. Eles enfatizam que, no contexto da fé cristã, o valor está na nova criação em Cristo, na fé e na transformação interior, e não meramente na observância externa da circuncisão física.

Apócrifo Evangelho de Tomé

No Evangelho de Tomé § 53, Jesus responde que, se servisse, os meninos já nasceriam circuncidados, destacando que o verdadeiro sentido e interpretação estão na transformação do coração.


Conheça nosso Canal no Youtube.

Lázaro Santos
Lázaro Santoshttp://www.divinamensagem.com.br
Olá, meu nome é Lázaro Santos, sou redator, narrador e apresentador do projeto Divina Mensagem. acredito que na teologia não existem mestres, pois não lidamos com ciência, e sim com a fé, onde procuramos refletir e criar dissertações que você pode concordar, ou não, em vários quesitos, mas que o mais importante é o caminho através da palavra de Deus. Que assim seja!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares

Receba estudos e reflexões sob a Palavra de Deus frequentemente.

Coloque o seu melhor e-mail!

Você se cadastrou com sucesso, em breve enviaremos novidades.

Um erro inesperado aconteceu.

Divina Mensagem usará as informações recolhidas neste formulário para se manter conectado com você através de nossas atualizações e marketing.