Data:

Compartilhe:

Evangelhos Sinóticos e o Evangelho de João: Explorando as Semelhanças e Diferenças

Artigos Relacionados

Os Quatro Evangelhos

Os 4 evangelhos conhecidos como canônicos são os de “Mateus, Marcos, Lucas e João” – são relatos fundamentais da vida, ministério, ensinamentos, morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Enquanto os três primeiros, são conhecidos como Evangelhos Sinóticos e apresentam muitas semelhanças entre si, o Evangelho de João se destaca por sua abordagem única e complementar segundo as Escrituras Sagradas.

Os Três Evangelhos Sinóticos

Os Evangelhos Sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) compartilham uma estrutura narrativa semelhante e contêm muitas histórias e ensinamentos comuns. Essa semelhança é explicada pela teoria das fontes, que sugere que os evangelistas usaram fontes comuns, como o Evangelho de Marcos e uma possível fonte hipotética chamada “Q”, para compor seus relatos.

Esses evangelhos apresentam a vida de Cristo de maneira cronológica, enfatizando sua mensagem central de amor, salvação e redenção.

os tres evangelhos sinoticos Mateus Marcos e Lucas na biblia

O evangelho segundo Mateus, um dos discípulos de Jesus, escreveu para a comunidade judaica, enfatizando como o Senhor cumpriu as profecias do Antigo Testamento e o Messianismo. Seu evangelho traz à tona as características messiânicas de Jesus e enfatiza os ensinamentos éticos e morais do reino de Deus.

Marcos, o evangelho mais curto, é caracterizado por sua narrativa concisa e cheia de ação. Ele destaca os milagres e a autoridade de Jesus, retratando-o como o Servo Sofredor e o Messias que veio para servir e dar sua vida em resgate por muitos.

Lucas, o evangelista médico e companheiro de Paulo, apresenta uma abordagem detalhada e inclusiva da vida de Jesus. Seu evangelho é conhecido por sua ênfase na compaixão, na inclusão dos marginalizados e nas parábolas que destacam a misericórdia e o amor de Deus.

O Evangelho de João

Por outro lado, o Evangelho de João difere dos Evangelhos Sinóticos em sua estrutura e conteúdo conforme a Bíblia Sagrada. João, o discípulo amado de Jesus, concentra-se em aspectos mais profundos e teológicos do ministério de Jesus. Sua palavra gospel apresenta Cristo como o Verbo encarnado, o Filho de Deus, e destaca os ensinamentos do Messias sobre sua própria identidade e a necessidade de fé nele para a vida eterna.

Explorar essas diferenças nos evangelhos nos permite obter uma compreensão mais abrangente da vida e dos ensinamentos de Jesus. Cada evangelho oferece uma perspectiva única que complementa as outras, ampliando nossa compreensão do amor de Deus, da salvação e do propósito de Jesus em nossa vida.

Evangelho de Joao difere dos evangelhos sinoticos mas e considerado evangelho canonico

Que possamos estudar esses significados gospel com um coração aberto, buscando conhecer mais profundamente a pessoa de Jesus e aplicar seus ensinamentos em nossa jornada de fé. Que possamos encontrar inspiração, encorajamento e transformação ao mergulhar nas páginas desses evangelhos, permitindo que a mensagem de boas novas ressoe em vossas vidas e nos capacite a viver de acordo com a vontade de Deus.

A mensagem do evangelho

Os quatro evangelhos, sendo analisado agora como o evangelho de forma geral, a boa nova (ou boas novas, boas notícias) sempre é uma mensagem poderosa e transformadora que encontra sua base na pessoa de Jesus Cristo. É a boa notícia da salvação, da reconciliação com Deus e da esperança eterna disponível para todos que creem. É uma mensagem de amor, graça e redenção que nos convida a seguir Jesus, viver de acordo com Seus ensinamentos e compartilhar essa mensagem com o mundo ao nosso redor.

À medida que nos aprofundamos no significado e nas implicações das definições gospel encontradas no livro sagrado, encontramos conforto, orientação e propósito para nossas vidas. Encontramos paz em meio às tragédias, somos motivados a pregar o Evangelho a toda criatura e experimentamos a presença de Jesus em nossa comunhão com outros crentes. O Evangelho é a base da nossa fé cristã e a fonte de esperança que nos sustenta em todas as circunstâncias.

Que nós possamos viver o Evangelho diariamente, refletindo a luz de Cristo em nossas palavras e ações. Que possamos ser motivados pelo amor de Deus e pela urgência de compartilhar essa mensagem com outros.

E que o Evangelho não seja apenas uma parte de nossas crenças, mas uma realidade viva que transforma nossas vidas e impacta o mundo ao nosso redor.


Lázaro Santos
Lázaro Santoshttp://www.divinamensagem.com.br
Olá, meu nome é Lázaro Santos, sou redator, narrador e apresentador do projeto Divina Mensagem. acredito que na teologia não existem mestres, pois não lidamos com ciência, e sim com a fé, onde procuramos refletir e criar dissertações que você pode concordar, ou não, em vários quesitos, mas que o mais importante é o caminho através da palavra de Deus. Que assim seja!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Populares

Receba estudos e reflexões sob a Palavra de Deus frequentemente.

Coloque o seu melhor e-mail!

Você se cadastrou com sucesso, em breve enviaremos novidades.

Um erro inesperado aconteceu.

Divina Mensagem usará as informações recolhidas neste formulário para se manter conectado com você através de nossas atualizações e marketing.